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EXERCÍCIOS CONSULPAM

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Muito obrigado por entrar nesse blog!  Resolvam as questões da banca CONSULPAM !!! São 15 questões com gabarito !!!
 

PORTUGUÊS




01.  (CONSULPAM) Conforme o texto: 
a) O kit anti-homofobia foi amplamente debatido pelos evangélicos na Câmara dos Deputados. 
b) A discussão acerca da homossexualidade deve ser restrita ao ambiente familiar. 
c) Por ter uma causa biológica, a homossexualidade é fenômeno natural. 
d) Evitam-se o constrangimento, o assédio ou o bullying com o respeito às diferenças.

02. (CONSULPAM) Assinale a alternativa em que a informação está de acordo com as ideias do texto. 
a) A informação é fundamental na luta contra o preconceito. 
b) A homossexualidade tem causas específicas e identificáveis. 
c) É tarefa da escola definir a sexualidade de seus alunos. 
d) É tarefa do Estado coibir a homossexualidade. 

03. (CONSULPAM) As expressões A pesquisa “Juventudes e Sexualidade no Brasil”, diz Mônica Marques Ribeiro e A psicologia já demonstrou (...):
 a) Destacam a inutilidade do tema diante das necessidades básicas do ser humano.
 b) Marcam no texto argumentos de autoridade para fortalecer a tese defendida. 
c) Representam exemplos elucidativos daquilo que está sendo discutido no texto. 
d) Apontam as instâncias competentes para a reflexão sobre homossexualidade. 

04. (CONSULPAM) Define-se CORRETAMENTE, conforme o texto, o termo ou expressão destacada no item: 
a) Orientação sexual: aversão afetiva pelo mesmo sexo ou identificação física com o sexo oposto. 
b) Homossexualidade: questão que deve ser debatida na escola. 
c) Homofobia: tratar com descaso, desprezo, humilhação e até com violência física quem saia da norma heterossexual. 
d) Pesquisa: 39,6% dos meninos não gostariam de ter um colega de classe homossexual. 

05. (CONSULPAM) Acerca dos propósitos comunicativos e argumentativos do texto, é CORRETO afirmar que: 
a) Pouco pode ser feito para transformar o comportamento homofóbico nas escolas dado o enraizamento cultural do preconceito.
b) O texto critica o posicionamento daqueles que desejam manter a discussão sobre homossexualidade longe da escola.
c) O texto pressupõe um leitor profundamente comprometido com a discussão da sexualidade em sala de aula. 
d) A argumentação defende a tese de que a escola é um dos ambientes em que a discussão sobre homossexualidade deve acontecer. 

06. (CONSULPAM) Acerca dos operadores argumentativos empregados no texto, é CORRETO afirmar que: a) O vocábulo que TAMBÉM é coordenador do Corsa retoma uma informação anterior e apresenta uma nova informação que reforçam a autoridade de Lula Ramires como debatedor do tema “homossexualidade na escola”.
b) A expressão É HORA DE falar do assunto nas salas de aula reforça a necessidade de se efetivarem mais pesquisas acerca da sexualidade humana para diminuir o preconceito e a homofobia. 
c) A preposição pode ATÉ deixar alguns pais receosos apresenta o mesmo valor argumentativo em suas duas ocorrências: limite que não deve ser ultrapassado. 
d) A conjunção A homossexualidade, PORTANTO, é uma questão que deve ser debatida na escola introduz a conclusão de que a escola é o único local efetivamente qualificado para o debate da homossexualidade.

07. (CONSULPAM) No trecho: Muitas pessoas, por exemplo, partem do pressuposto de que a bissexualidade e a homossexualidade são desvios de caráter, uma doença ou ainda algo contagioso. “A psicologia já demonstrou que ninguém sabe explicar cientificamente por que as pessoas são heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Há fatores biológicos, psicológicos e sociais, mas é impossível determinar uma única causa”, explica Lula Ramires, mestre em Educação pela USP. 
a) A expressão muitas pessoas refere-se a um grupo de indivíduos cujas ideias são compartilhadas e defendidas pela argumentação desenvolvida no texto. 
b) A expressão por exemplo retoma o conteúdo falta de informação apresentado no parágrafo anterior para demonstrar que o pressuposto adotado por muitas pessoas é falso. c) A expressão ninguém sabe explicar cientificamente reforça e justifica o fato de muitas pessoas julgarem a homossexualidade como desvio de caráter. 
d) A expressão mestre em Educação pela USP desqualifica Lula Ramires como debatedor do tema “homossexualidade na escola”.

08.(CONSULPAM)  Em qual item a alteração da posição do termo subordinado em relação ao termo subordinante implicaria mudança de sentido para o texto? 
a) Informar é o passo primeiro para a quebra do preconceito. 
b) Há fatores biológicos, psicológicos e sociais, mas é impossível determinar uma causa única. 
c) Falar dos tipos diferentes de orientação sexual. 
d) o material foi criticado amplamente pela bancada evangélica da Câmara dos Deputados. 

09. (CONSULPAM) Em suas três ocorrências no segundo parágrafo do texto, o vocábulo que classifica-se morfossintaticamente como: 
a) primeira ocorrência – pronome relativo; segunda ocorrência – pronome relativo; terceira ocorrência – partícula expletiva.
b) primeira ocorrência – conjunção integrante; segunda ocorrência – conjunção integrante; terceira ocorrência – pronome relativo. 
c) primeira ocorrência – pronome relativo; segunda ocorrência – conjunção integrante; terceira ocorrência – conjunção integrante. 
d) primeira ocorrência – pronome relativo; segunda ocorrência – conjunção adverbial; terceira ocorrência – conjunção comparativa. 

10. (CONSULPAM) Dadas a situação de comunicação, as estruturas linguísticas e a temática abordada, classifica-se mais adequadamente o texto 1 como: 
a) Editorial b) Artigo de opinião c) Notícia d) Crônica

DIREITO ADMINISTRATIVO E DIREITO CONSTITUCIONAL

11) (CONSULPAM) Os princípios da Administração Pública estão enumerados no art. 37 da Constituição Federal. Marque a alternativa CORRETA em relação a quem deve se submeter a esses princípios: 
a) A Administração Direta da União, os Estados e o Distrito Federal. 
b) A Administração Direta e Indireta da União, as Autarquias, Fundações e Empresas Públicas. 
c) A Administração Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Autarquias, Fundações Públicas, Agências Reguladoras e Executivas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. 
d) A Administração Direta e Indireta da União, Distrito Federal e Municípios.

12) (CONSULPAM) O Princípio da Legalidade é fundamento do Estado Democrático de Direito. Sobre esse princípio é INCORRETO afirmar que: 
a) O Princípio da Legalidade é apenas um limitador da ação do Estado sobre a vida das pessoas, haja vista que o Estado só poderá atuar de acordo com a Lei e na ausência de Lei sobre algum assunto, esta fica livre para agir em busca do bem comum. 
b) Além de um limitador da ação do Estado, o Princípio da Legalidade é também uma garantia aos administrados de que este só poderá exigir o que está previsto em Lei e caso assim não o faça, cabe ao administrado acionar a proteção judicial. 
c) Segundo o Princípio da Legalidade, o administrador não pode fazer o que bem entender na busca do interesse público, ou seja, tem que agir segundo a lei, só podendo fazer aquilo que a lei expressamente autoriza e no silêncio da lei está proibido de agir. Já o administrado pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe e o que silencia a respeito. Portanto, tem uma maior liberdade do que o administrador. 
d) No campo do direito público a atividade administrativa deve estar baseada numa relação de subordinação com a lei

13)  (CONSULPAM) O princípio da moralidade administrativa significa o dever de respeitar as regras morais acolhidas pela lei, implícita ou explicitamente. Seu conteúdo, portanto, deve ser buscado dentro do sistema jurídico. Marque o item em que NÃO está expresso um ato atentatório à moralidade administrativa, realizado por administrador público:
a) Nepotismo. 
b) Contratação de serviços sem licitação em casos previstos em lei. 
c) Contratação de pessoal sem devido concurso público.
d) Contratação de serviços sem licitação.

14) (CONSULPAM) O Princípio da Finalidade, relacionado com a impessoalidade relativa à Administração, orienta que as normas administrativas têm que ter sempre como objetivo o interesse público. Pensando neste Princípio, analise os itens a seguir:
I. Se o agente público pratica atos em conformidade com a lei, encontra-se, indiretamente, com a Finalidade, que está embutida na própria norma.
II. Em relação à Finalidade, uma reunião, um comício ou uma passeata de interesse coletivo, autorizadas pela Administração Pública, poderão ser dissolvidas, se se tornarem violentas, a ponto de causarem problemas à coletividade. 
III. Quem dissolve uma passeata, não pratica um ato de interesse público.
IV. O desvio da finalidade pública também pode ser encontrado nos casos de desapropriação de imóveis pelo Poder Público, com finalidade pública, através de indenizações ilícitas. Analisados os itens acima, é CORRETO afirmar que: 
a) Apenas o item III está incorreto.
b) Apenas o item I está incorreto. 
c) Apenas o item II está incorreto. 
d) Todos os itens estão corretos. 

15) (CONSULPAM) Levar ao conhecimento de todos os seus atos, contratos ou instrumentos jurídicos como um todo. Isso dá transparência e confere a possibilidade de qualquer pessoa questionar e controlar toda a atividade administrativa que deve representar o interesse público, por isso não se justifica, de regra, o sigilo. Essa definição de um princípio básico da administração está explicitada no item: a) Princípio da Moralidade. b) Princípio da Legalidade. c) Princípio da Publicidade. d) Princípio da Eficiência.
GABARITO
1) D   2) A  3) B  4)C   5)D  6)A  7) B  8) A  9)C  10)B  11) B  12) A 13)B 14)A  15)C


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